The Japanese Friend Exchange - Find friends, penpals, language exchange, or even romance
The place to find Japanese friends, penpals, language exchange, relationships, or even romance!
300,000+ Japanese members looking for language exchange partners or more!
Aprenda a linguagem japonesa - Lições japonês grátis English-Deutsch-Italiano-Español
Lição 6
Conjugação de Verbos
O Cano
Principal


Lição 1

Lição 2

Lição 3

Lição 4

Lição 5

Lição 6

Lição 7

Lição 8

Lição 9

Lição 10










Godan Verbos - 五段動詞

Agora, antes de você começar a compor sentenças, você necessita aprender como conjugar verbos. Os verbos são a parte mais importante da sentença na língua japonesa. Freqüentemente os falantes nativos de japonês omitirão tudo menos o verbo.

O que os japoneses nativos fazem constantemente é omitir partes de uma sentença que seriam essenciais ao falante nativo da língua potuguesa e isso se torna confuso às vezes. Há somente 3 tipos de verbos na língua japonesa e cada um deles segue um padrão que é muito simples e raramente tem exceções. A maioria dos verbos em japonês caem no primeiro grupo: os verbos Godan (五段). Estes verbos são sempre conjugados da mesma maneira com apenas uma exceção. Estes verbos têm cinco mudanças que seguem a ordem das vogais japonesas, por isso o nome Godan (que quer dizer 5 níveis ou passos). Além disso há as formas "te" e "ta" que são comum a todos verbos. Aqui está um exemplo:

漢字 - Kanji ひらがな - Hiragana Romaji Verbo Base
話す はなす hanasu (falar)
話さ はなさ hanasa Base 1
話し はなし hanashi Base 2
話す はなす hanasu Base 3
話せ はなせ hanase Base 4
話そう はなそう hanasou Base 5
話して はなして hanashite Base "te"
話した はなした hanashita Base "ta"

Base 1: Os verbos da Base 1 não podem ser usados sozinhos mas podemos obter sua forma negativa simplesmente ao adicionarmos -nai. (Ex. hanasanai - eu não direi nada). Se o verbo acaba em う (u) então o final para a Base 1 torna-se わ (wa). (por exemplo: au (Base 1) -> awa)
(A forma simples é a que as pessoas usam quando conversam com um amigo. Não seria adequado usá-la em um ambiente de negócios. Revisaremos a forma gentil na lição 8.)

Base 2: A base 2 é, na maioria de casos, um substantivo quando usado sozinho mas é mais comumente usado com a forma formal do verbo.

Base 3: A base 3 é a forma principal (a que é encontrada no dicionário) e é também a forma simples dos tempos presente/futuro.

Base 4: A base 4 é mais freqüentemente usada como "se" verbo (equivale ao Imperfeito do Subjuntivo em português) ao adicionar -ba. (Ex. hanaseba - Se ele dissese algo). Também pode ser usado sozinho como uma forma de comando mas é extremamente rude e recomenda-se não usá-lo em situação alguma.

Base 5: A base 5 é usada sozinha como a forma "vamos". (Ex. hanasou - Vamos conversar). Veremos outras maneiras em que é usada em futuras lições.

Base "te": A base "te" pode ser usada sozinha como forma de comando simples. Não é rude mas somente deve ser usada com amigos íntimos e crianças. Ao adicionar "kudasai" ela torna-se forma gentil de comando. A base "te" também pode ser usada de outras maneiras que nós veremos em lições futuras.

Base "ta": A base "ta" é simplesmente a base "te" com som de "a" som no fim em vez de som de "e". É mais comumente usada sozinha como o Pretérito Perfeito. (Ex. hanashita - conversei). Veremos de que outras maneiras é usada em futuras lições.

Nota: Há uma coisa que você vai precisar aprender para conjugar as formas de "te" e de "ta" corretamente. Basicamente, para todos verbos Godan terminando em う (u), つ (tsu), ou る (ru); o う (u), つ (tsu), ou る (ru) torna-se って (tte) na forma de "te" e った (tta) na forma de "ta". (Ex. katsu (ganhar, vencer) -> katte (Ganhe, vença), de katta (Ganhamos!, Ganhei!))

Para todos os verbos Godan terminando em ぶ (bu), む (mu), ou ぬ (nu); o ぶ (bu), む (mu), ou ぬ (nu) torna-se んで (nde) na forma "te" e んだ (nda) na forma "ta". (Ex. yomu (ler) -> yonde (Leia!), yonda (Li-o).

Para todos verbos de Godan acabando em く (ku), o く (ku) torna-se いて (ite) na forma "te" e いた (ita) na forma "ta". (Ex. aruku (andar) -> aruite (Ande!), aruita (Andei). A única exceção a esta regra é o verbo "iku" (ir) que torna-se いって, いった (itte/itta).

Para todos verbos Godan acabando em ぐ (gu), o ぐ (gu) torna-se いで (ide) na forma "te" e いだ (ida) na forma "ta". (Ex. oyogu (nadar) -> oyoide (Nade!), de oyoida (nadei).

Para todos verbos Godan acabando em す (su), o す (su) torna-se して (shite) na forma "te" e した (shita) na forma "ta". (Ex. hanasu (conversar) -> hanashite (Fale!), hanashita (conversei).

Aqui estão alguns verbos Godan. Tente conjuga-los no papel usando o que você acabou de aprender. Clique aqui para as respostas.

漢字 - Kanji ひらがな - Hiragana Romaji Significado
会う あう au encontrar
勝つ かつ katsu ganhar
売る うる uru vender
遊ぶ あそぶ asobu brincar
飲む のむ nomu beber
死ぬ しぬ shinu morrer
歩く あるく aruku andar
泳ぐ およぐ oyogu nadar
消す けす kesu apagar, desligar
行く いく iku ir
(Lembre-se da exceção para as bases
"te" e "ta")

© Copyright 2004-2017 Hauck and Associates, LLC